São Paulo, domingo, 1 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Droga ajuda tratamento

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Uma droga antiviral -o 3TC (lamivudina) promete revolucionar o tratamento dos pacientes com hepatite B. O mais curioso é que o efeito da droga sobre o vírus B foi descoberto por um "acaso".
O 3TC é um inibidor da enzima transcriptase reversa -um dos remédios usados no tratamento de pacientes com Aids.
Muitos pacientes com Aids também são portadores do vírus da hepatite B já que os comportamentos de risco são os mesmos: contato sexual "desprotegido", uso de drogas endovenosas etc.
Os pacientes que tinham Aids e hepatite B e estavam tomando o 3TC começaram a "negativar" o vírus B no sangue. Os médicos, então, começaram a usar o 3TC em pacientes com hepatite B que não estavam contaminados pela Aids.
Sette Júnior, do Emílio Ribas, diz que muitos pacientes que estão recebendo a nova medicação em protocolos de pesquisa no hospital estão reagindo bem e conseguiram até negativar o vírus B.
O 3TC é mais barato, mais fácil de ser administrado e causa menos efeitos colaterais do que a medicação mais tradicional -o interferon, que é um estimulante do sistema de defesa (imunológico) dos portadores do vírus B.
Ainda não se sabe por quanto tempo os pacientes devem tomar o 3TC. Pessoas que tentaram interromper a medicação aos seis meses de tratamento tiveram volta de crescimento do vírus. Segundo Sette Júnior, a exemplo do que acontece com o "coquetel" da Aids, só o tempo e a experiência vão poder dizer se a medicação poderá um dia ser interrompida.
(JB)

Texto Anterior: Butantan já faz doses em escala industrial
Próximo Texto: Preparar comida com antecedência tem risco; Lançado no HC livro sobre técnica cirúrgica; Livro aborda problema de homem 'grávido'; SP vai ter curso de educação sexual; Tecido artificial pode substituir sutura; Aparelho pode rastrear lesões pré-cancerosas; Celular pode interferir no marcapasso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.