São Paulo, sábado, 7 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio brasileiro sofre

FREE-LANCE PARA A FOLHINHA

"Todos os rios no Brasil estão poluídos em menor ou maior grau", disse o ministro do meio ambiente, Gustavo Krause, no lançamento da campanha "Só jogue na água o que o peixe pode comer", no último dia 3.
Mesmo assim, o Brasil é um país sortudo, pois tem muita água. A bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica (de rios) do mundo. A maior parte de nossa água de superfície fica na Amazônia (81%).
A região do país que mais sente a falta de água é o Nordeste, que tem apenas dois rios grandes e perenes (que não secam no período em que não há chuvas): o São Francisco e o Parnaíba.
No Centro-Oeste, os rios Meia Ponte e Corumbá estão poluídos por causa do esgoto, principalmente das cidades de Goiânia e Anápolis.
A região Sudeste tem um dos rios mais poluídos do mundo. É o Tietê, que recebe o esgoto de São Paulo.
Na região Sul, o rio Tibaji é poluído pelo esgoto de Ponta Grossa, Londrina e cidades vizinhas, além do esgoto das indústrias e dos inseticidas usados na agricultura.
Pelos mesmos motivos estão poluídos os rios Guaíba, Sinos, Gravataí e o Peixe.

Texto Anterior: Onde está a água
Próximo Texto: Os problemas do Tietê
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.