São Paulo, sábado, 7 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para entender a história

LUCIA SZMRECSÁNYI

especial para a Folhinha
Antes da chegada dos brancos, os índios ashaninkas ocupavam uma região onde a floresta Amazônica fica perto das montanhas dos Andes.
Eles lutaram muitas vezes contra os incas, que queriam estender seu império até a floresta, e conseguiram manter sua independência. Mais tarde, eles lutaram também contra os brancos, que quiseram fazer missões católicas em seu território, há mais ou menos 350 anos.
Patxakamayte é o nome de um personagem da mitologia ashaninka, considerado um dos primeiros ancestrais do povo. Os ashaninkas dizem que ele viveu na Terra quando o mundo era bem diferente. Ele tinha muitos poderes. Criou muitas coisas que existem no Universo. Hoje em dia, ele vive no céu. Os Ashaninka dizem que ele é o mesmo Deus de que falam os brancos cristãos.
O Inca é outro personagem que aparece nos mitos ashaninka. Ele tem qualidades parecidas com as que os Ashaninka viam no povo inca, que foi seu inimigo. É interessante que, nessa história, os brancos -"peruanos"- e seus animais domésticos são associados a esse povo inimigo.
(LS)

Texto Anterior: Xixi do Inca virou o rio-mar
Próximo Texto: Índios explicam origem do mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.