São Paulo, sábado, 7 de junho de 1997
Texto Anterior | Índice

Por que os rios são tortos

O pai desconfiou que Sucuri-Pacu estava enfeitiçado e mandou o filho procurar remédio. O menino voltou à casa dos tios, que lhe deram um remédio falso. A barriga dele inchou tanto, que nem adiantava passar maracá (chocalho mágico) para curar. Mas, quando o tio passou mais uma vez o maracá, a barriga estourou, e escorreu muita água.
Os tios chamaram os animais para ver. O sapo, quando viu a água, disse que agora podia tomar banho e saiu saltando, aos gritos. A garça e o maguari voaram e ficaram sobre os paus, espiando. O morcego e a andorinha só roçaram na água.
Os tios pediram ao pai de Sucuri-Pacu para abrir caminhos na água. Mas ele não podia olhar para trás, para não fazer caminhos tortos. Sucuri-Ténon desobedeceu, olhando para trás e para os lados. É por isso que os rios são tortos e a mata é cheia de igapós (trechos da floresta que ficam cheios de água depois das enchentes dos rios).

Texto Anterior: Índios explicam origem do mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.