São Paulo, sábado, 7 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Papa se reúne com ex-colegas de primário no sul da Polônia

João Paulo 2º se encontra com amigos de infância em Zakopane

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O papa João Paulo 2º, em seu sétimo dia de visita à sua terra natal, a Polônia, se reuniu ontem com ex-colegas de escola.
Um grupo de 13 poloneses que cursaram o primário com João Paulo 2º em Wadowice, nos anos que antecederam à Segunda Guerra Mundial, viajou até a vizinha Zakopane, na região montanhosa do sul da Polônia, para se encontrar com o mais famoso aluno de sua escola.
"Foi comovente", disse Joaquín Navarro-Valls, porta-voz do Vaticano. "Houve abraços por todos os lados."
Alguns dos amigos do papa João Paulo 2º, cujo nome de batismo é Karol Wojtyla, levaram álbuns com fotos da época em que estudaram juntos. O papa autografou alguns deles.
O encontro ocorreu em um retiro da igreja em que João Paulo 2º passa dois dias, no que o Vaticano definiu como "visita pessoal".
Antes dos encontros, o papa realizou uma missa para cerca de 200 mil pessoas reunidas em um morro usado como pista de esqui.
Ao se dirigir à multidão, João Paulo 2º disse: "Devemos agradecer a Deus pelo fato de o crucifixo ter voltado às escolas, às repartições públicas e aos hospitais".
O primeiro governo a assumir o poder na majoritariamente católica Polônia após o término do regime comunista, em 1989, permitiu a volta dos crucifixos a prédios estatais. A decisão foi criticada por alguns oposicionistas de esquerda e intelectuais que querem uma divisão clara entre a igreja e o Estado.

Texto Anterior: "Viciado em leite" quer ganhar indenização de fábricas dos EUA
Próximo Texto: Curdos derrubam dois helicópteros turcos; Chelsea Clinton conclui o segundo grau; Ataque da guerrilha mata 5 na Colômbia; Líder da oposição sofre atentado no Kuait; Bardot entra na Justiça contra ex-marido; Jornalista vencedor do Pulitzer morre aos 64
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.