São Paulo, domingo, 8 de junho de 1997
Próximo Texto | Índice

Óleo quente; Reação tucana; Material de campanha; Cada vez mais diferentes; Sem intermediários; Um dia atrás do outro; Espelho, espelho meu...; Estratégia eleitoral; Prática contraditória; Bem afinados; Feitiço de volta; Sessão Rambo; Situação complicada; Hay gobierno...; Barriga cheia; Compasso de espera; Sempre abaixa a cabeça

Óleo quente
Não está bem resolvida a situação de Serjão no governo. Há temor quanto à sua reação quando constatar hoje que perdeu poder para Luís Eduardo (PFL-BA). O ministro das Comunicações quer muito conversar com FHC.

Reação tucana
Serjão tem recebido gás de setores do PSDB inconformados com a perda de espaço para o PFL. A bancada tucana está solidária com o ministro. De repente, descobriram seu valor como articulador político do partido.

Material de campanha
Covas convocou uma reunião extraordinária de todo o secretariado para amanhã de manhã. E pediu a cada pasta que apresente um balanço de suas realizações.

Cada vez mais diferentes
Desagradou a Covas o fortalecimento do PFL junto a FHC. O governador paulista e o presidente já tiveram relação melhor.

Sem intermediários
Entidades empresariais de todo o país estão preferindo lançar candidatos próprios à Câmara a contribuir com nomes manjados. Exemplos: Antonio de Salvo (CNA), Clésio Andrade (CNT) e Moreira Ferreira (Fiesp).

Um dia atrás do outro
Sarney esfregou as mãos de satisfação ao ouvir o bate-boca de ACM (PFL-BA) com Pedro Simon (PMDB-RS). Acha que saiu ganhando na comparação entre a sua e a atual gestão do Senado.

Espelho, espelho meu...
FHC vai pedir mais ação política de seus ministros. Parâmetro: a atuação dele mesmo e de Ricupero, na Fazenda, na fase de implantação do Real, logo assimilado pelo povo. "É preciso assumir mais", diz um ministro.

Estratégia eleitoral
Michel Temer realiza nesta semana em Brasília o primeiro de uma série de jantares com líderes do PMDB para falar de 98.

Prática contraditória
O governo, que alega que a CPI da compra de voto paralisaria o Congresso, foi quem fez obstrução na semana que passou.

Bem afinados
FHC e Luís Eduardo fizeram questão de registrar simultaneamente que a vaga de candidato a vice em 98 continua com Marco Maciel. Jogaram mais dúvidas ainda sobre essa hipótese.

Feitiço de volta
As ONGs americanas de direitos humanos instaladas no Brasil estão recebendo reclamação constrangedora: contra práticas discriminatórias dos consulados dos EUA na concessão de vistos.

Sessão Rambo
O líder do PMDB na Câmara, Geddel Vieira Lima (BA), achou um programão para preencher o fim-de-semana em Brasília: levou para casa as fitas com o bate-boca entre ACM e Pedro Simon (PMDB-RS) no Senado.

Situação complicada
O PSDB está preocupado com o destino do PFL paulista no ano que vem. Teme uma malufada do diretório regional e estimula intervenção do PFL nacional.

Hay gobierno...
Maluf acha que ainda dá para contar com o apoio do PFL na disputa pelo governo paulista em 98. O partido, que também participa do governo de Covas, pode receber mais uma secretaria de Pitta (PPB) nesta semana.

Barriga cheia
De acordo com uma primeira avaliação feita no Planalto, o PMDB é o partido que melhor responderá às mudanças no ministério e no Congresso. Entre 15 e 20 votos de uma dissidência que girava em torno de 30.

Compasso de espera
As mudanças no governo só não alteraram favoravelmente o quadro no PPB, segundo avaliação palaciana. O partido continuaria literalmente dividido ao meio. É esperado um movimento para atrair a ala malufista.

Sempre abaixa a cabeça
Nas contas governistas, a dissidência no PSDB deve continuar baixa, em torno dos sete votos, apesar de as mexidas no ministério e na liderança do governo terem desagradado aos tucanos.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Tuga Angerami (PSDB), sobre o fortalecimento do PFL junto a FHC:
- Pelo andar da carruagem, só resta aos tucanos pedir desculpa ao presidente por estarem atrapalhando o governo do PFL. Alimento a esperança de que o PSDB vença em 98 com um candidato que seja do partido.

Próximo Texto: Intriga internacional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.