São Paulo, domingo, 8 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aumentam os homicídios

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
DO ENVIADO ESPECIAL A MACEIÓ

A violência também aumentou em Alagoas. O grau varia conforme a fonte, mas todos apontam na mesma direção: a vida está valendo cada vez menos para os alagoanos.
Segundo o Fórum Contra a Violência (órgão que congrega 35 entidades civis, como a OAB), até novembro de 1996 foram cometidos 681 assassinatos em Alagoas, contra 588 em igual período do ano anterior. Aumento de 16%.
Baseado na pesquisa da seção policial dos jornais, o número deve estar subestimado, segundo admitem os próprios membros do fórum. Mas ele já coloca Alagoas em 10º lugar no ranking brasileiro de assassinatos por 100 mil habitantes.
Com os salários atrasados, a Polícia Militar alagoana diz ter registrado um aumento mais dramático da violência no Estado.
Num seminário na segunda-feira passada, o comandante da PM, coronel João Evaristo, afirmou que os crimes contra a vida cresceram 49% em Alagoas no ano passado.
A PM alagoana se orgulha de o Estado ter os menores índices do país de assaltos a banco e crimes contra turistas.
"A polícia está voltada para essa criminalidade, não para a mais comum, que é o crime contra a vida", diz Pedro Montenegro, coordenador do Fórum Contra a Violência.
(JRT)

Texto Anterior: Analfabetismo já é recorde e pode piorar
Próximo Texto: Raio X de Alagoas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.