São Paulo, domingo, 8 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Injeção tira rugas do rosto

DA REPORTAGEM LOCAL

Os homens estão aderindo a um novo método para tratar suas rugas e linhas de expressão no rosto.
Trata-se das injeções de botox -nome fantasia para a toxina botulínica, um relaxante muscular usado por ortopedistas.
O tratamento é simples e feito no próprio consultório médico, diz o cirurgião plástico Paulo Keiki Matsudo, diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Na verdade, por ser um relaxante muscular, o botox paralisa o movimento de contração do rosto, na área aplicada. Como o músculo pára de se contrair, a pele do local fica lisa, eliminando as rugas.
Sua aplicação é rápida: cerca de cinco minutos, sem anestesia. "Os resultados aparecem entre 40 horas e dez dias", afirma Matsudo, um dos pioneiros na técnica.
Segundo o médico, cada aplicação dura cerca de seis meses nos homens e não há problema de novas reaplicações. A injeção custa R$ 600, cerca de 10% do valor da cirurgia para acabar com as rugas.
Apesar do sucesso da nova droga, Farid Haken, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, diz que o órgão ainda não tem opinião sobre o assunto. "Médicos da sociedade estão estudando o botox. Nossa opinião deve sair em dezembro." Segundo ele, a aplicação pode causar ptose palpitral ("queda dos músculos") nos primeiros 15 dias após a injeção.

Texto Anterior: Hotéis fazem promoções
Próximo Texto: Argentina ignora as pressões do Mercosul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.