São Paulo, domingo, 8 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vice é maioria na seleção do Paulista-97

DA REPORTAGEM LOCAL

Talvez não sirva como um grande consolo para a torcida do São Paulo, mas a equipe -vice-campeã paulista- foi a que mais teve atletas apontados como destaques da competição em votação organizada pela Folha.
Foram quatro atletas do time "escalados" na seleção da Folha -os atacantes Dodô e Aristizábal, o goleiro Rogério e o lateral-esquerdo Serginho.
Dodô também foi apontado como a grande revelação do torneio, que teve a sua última rodada na quinta-feira passada.
O campeão Corinthians teve três jogadores "eleitos": o meia-lateral Silvinho, o zagueiro Célio Silva e o atacante Mirandinha.
O Santos, terceiro colocado no quadrangular final do Paulista, também teve três citações: o zagueiro Ronaldão, o meia Marcos Assunção e o técnico Luxemburgo.
O lateral Cafu e o meia-atacante Djalminha foram os únicos jogadores do Palmeiras eleitos.
Ironicamente, os dois atletas disputaram apenas uma partida da fase final do Paulista. Depois, apresentaram-se à seleção brasileira para a disputa do Torneio da França e da Copa América.
Participaram da votação 26 jornalistas, entre profissionais e colunistas da editoria de Esporte da Folha, e jornalistas de outros veículos de comunicação (leia o nome dos eleitores abaixo).
Cada profissional apontou o time que considerava ideal, sem restrições de esquemas táticos. Com isso, o time eleito conta com três atacantes.
Prestígio
Os jogadores do São Paulo foram os que tiveram os maiores percentuais na eleição da Folha.
O lateral Serginho foi o campeão dos votos: teve 92,3% da preferência do "eleitorado".
Dodô também teve um ótimo desempenho: 73,07% de votos como atacante e 88,4% como revelação do Campeonato Paulista.
O goleiro Rogério teve 61,5% dos votos. O atacante Aristizábal teve 53,8%, o mesmo percentual do terceiro atacante do time eleito, Mirandinha, do Corinthians.
Outro campeão de votos foi o meia-atacante Djalminha. Ele recebeu 70%. O resultado é expressivo, pois o meio-campo foi o setor onde a votação ficou pulverizada, com 20 jogadores citados.
Seus companheiros de meio-campo estão muito abaixo de seu índice. Silvinho, que começou o Paulista como reserva do Corinthians para a lateral esquerda, teve 26,9%, enquanto o santista Marcos Assunção, 46,1%.
O Palmeirense Cafu também foi bem votado, com 84,6% dos votos dos jornalistas.
Seleção
O zagueiro Célio Silva, atual titular da seleção brasileira no Torneio da França, foi o defensor mais votado. Ele teve 53,8% dos votos.
Seu companheiro de zaga, Ronaldão, teve "apenas" 30,7%.
O treinador mais votado foi Wanderley Luxemburgo, 50% dos votos. A surpresa ficou com a segunda colocação, com Dario Pereyra, do São Paulo, superando Nelsinho Batista, do Corinthians, o campeão.

Votaram os seguintes jornalistas: Alberto Helena Júnior, Alexandre Gimenez, Antônio Carlos Júnior, Arnaldo Ribeiro, Flávio Prado (rádio Joven Pan), José Alan Dias, José Henrique Mariante, Júlio Veríssimo, Edgard Alves, Eduardo Ohata, Fábio Victor, Fernando Itokazu, Juca Kfouri, Juliano Basile, Luís Curro, Luiz Cesar Pimentel, Marcelo Orozco (Notícias Populares), Marcelo Diego, Marcílio Kimura, Maurício Rudner Huertas, Matinas Suzuki Jr., Régis Andaku, Rodrigo Bertolotto, Rodrigo Bueno, Valmir Storti e Vicente de Aquino (Folha da Tarde)

Texto Anterior: Brasil esportivo
Próximo Texto: Torcida francesa garante seus ingressos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.