São Paulo, domingo, 8 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado tem variedade de aquecedores

Aparelho é boa opção no inverno

CLEIDE FLORESTA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O inverno está chegando e já é hora de começar a pensar em soluções para amenizar o frio. Como uma lareira exige espaço e bolso "reforçado", os aquecedores de ambiente aparecem como opções mais acessíveis.
Entre os modelos disponíveis no mercado, aqueles com dispositivo de segurança são os mais indicados para quem quer ficar longe das assistências técnicas.
Isso porque esses modelos são equipados com um termostato, dispositivo que desliga o aparelho automaticamente quando ele ultrapassa a temperatura máxima -que varia de acordo com o modelo do aquecedor.
Como alguns modelos não possuem o dispositivo, é preciso tomar certos cuidados. De acordo com Marco Antonio dos Santos, 33, técnico da assistência técnica A Fiel, o ideal é desligar o aquecedor por 15 minutos, após quatro horas de uso. "Essa é uma forma de evitar o superaquecimento", afirma.
Engana-se quem pensa que colocar toalhas molhadas em cima do aquecedor evita o aquecimento -é, aliás, péssima alternativa.
Aléscio Caldognotto, 50, sócio da assistência técnica Atemd, explica que essa prática só prejudica o funcionamento do aquecedor.
"A toalha provoca um choque térmico no aparelho, que, quando desligado, esfria mais rápido que o natural, desgastando o motor."
Caldognotto diz ainda que se deve evitar o uso do aquecedor em sua potência máxima, preferindo as médias -medida que prolonga a vida útil do equipamento.
Tempo
Os aquecedores demoram em média 20 minutos para aquecer o ambiente. Espaços maiores podem ser aquecidos, mas, nesse caso, é preciso um pouco de paciência.
Para que os aquecedores não ressequem o ar, pode-se colocar um copo de água próximo ao aparelho. Para Cayo Mario Alejandro Betanzos, 27, diretor-geral da Magiclik, o ideal é deixar uma fresta da porta aberta.

Texto Anterior: Campos do Jordão tenta evitar grupos
Próximo Texto: Abimóvel premiará designers
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.