São Paulo, domingo, 8 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chirac diz que vai garantir compromissos da França

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Em seus primeiros comentários públicos desde a vitória dos socialistas na eleição de domingo passado, o presidente da França, Jacques Chirac, disse ontem que vai garantir que o país cumpra seus compromissos europeus.
"Hoje, meu dever é preservar nossas vantagens européias e continuar a avançar, apesar dos obstáculos, em direção a uma Europa unida, forte e justa", afirmou a funcionários de uma cooperativa de saúde na cidade de Lille (norte).
Desde terça-feira, quando Lionel Jospin foi empossado como novo primeiro-ministro, a França vive um regime de "coabitação", termo usado quando presidente e premiê são de blocos políticos opostos.
Durante a campanha eleitoral, os socialistas e seus aliados comunistas prometeram pedir uma revisão das rígidas metas econômicas que os países da União Européia têm de cumprir para adotar o euro -a moeda única européia- desde a primeira fase, em 1999.
A vitória da esquerda levantou temores entre os europeus de que Jospin possa mudar o cronograma do euro e a interpretação do Tratado de Maastricht.
Pela Constituição francesa, o premiê é responsável pela condução da política interna, e o presidente, pela área externa e pela defesa, além do respeito a tratados internacionais.
Chirac disse se sentir obrigado, neste período de divisão de poderes, a garantir que cada ramo do governo "tenha seu lugar e respeite o outro e que, juntos, servimos os interesses e valores que nos unem". Entre eles, o presidente citou igualdade de oportunidade, dever cívico e a República.

Texto Anterior: Colônias de Israel serão paralisadas, afirma TV
Próximo Texto: Brazzaville tem choque intenso, diz militar; Líder do Oasis se casa em sigilo em Las Vegas; Israel nega reunião hoje com palestinos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.