São Paulo, domingo, 8 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lazer que dá trabalho

ANGÉLICA BANHARA

Atividades como rafting, caminhada e patins complementam o condicionamento
Uma tarde de rafting, uma caminhada ou um passeio de patins podem significar, além do lazer, um complemento ao seu condicionamento físico. Mesmo que não tenham cara de "esporte", algumas dessas atividades exigem preparo físico anterior, dependendo do grau de intensidade com que vão ser praticadas.
Vale lembrar que pessoas sedentárias não devem tentar compensar o período em que estiveram paradas praticando horas de exercício num dia só.
"Os chamados 'atletas de fim-de-semana' são mais propensos a sentir dores e sofrer lesões nos músculos e articulações, além de sobrecarregar o sistema cardiorrespiratório", explica o coordenador de medicina desportiva da Fórmula Academia, Fernando Torres.
Além de não descuidar dos acessórios indispensáveis, temos de estar atentos a questões ambientais e climáticas -evitar locais poluídos ou de tráfego de carros e exposição excessiva ao frio ou sol.
Segundo Torres, a hidratação adequada deve ser feita a cada 10 ou 20 minutos, em qualquer atividade física. Alongamento e aquecimento prévios também são importantes, em especial dos grupos musculares que serão mais solicitados nos exercícios.
A Revista da Folha selecionou, com Torres, algumas das atividades praticadas como lazer para mostrar o que elas podem fazer pelo seu corpo.

Texto Anterior: Pondo lenha na lareira
Próximo Texto: Dia dos Namorados é jóia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.