São Paulo, domingo, 8 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja como manter o carro em ordem

DA REPORTAGEM LOCAL

Manutenção preventiva e cuidados com o carro evitam problemas repentinos e desgaste precoce de peças e componentes.
Algumas dicas básicas, como a melhor forma de ligar o carro pela manhã e guiar com economia, ajudam a diminuir o desgaste desnecessário dos componentes.
Ao ligar o carro, por exemplo, o motorista deve pressionar totalmente o pedal de embreagem. "Isso faz com que o peso do conjunto do câmbio sobre o motor seja bem menor", afirma o mecânico Luiz Yoshimura. O carro "pega" mais rápido, com um menor esforço do motor de arranque e da bateria.
Dias frios
Outra dica, útil em dias mais frios, é aquecer o motor com o carro em movimento.
"As peças esquentam mais rápido com o veículo andando, e não parado, como muitos motoristas imaginam", diz Yoshimura.
O motorista deve, ainda, evitar ficar com o pé sobre o pedal de embreagem enquanto trafega.
"Muitos motoristas dirigem pressionando, mesmo que levemente, a embreagem. Com o tempo, haverá desgaste no sistema de engrenagem e nos rolamentos."
Trocar as marchas no tempo certo e evitar acelerações e freadas bruscas impedem desgastes prematuros dos pneus e maior consumo de combustível.
Mas o primeiro passo, para saber como aumentar a vida útil dos componentes, é ler atentamente as orientações do manual do proprietário (veja quadro acima).
"Boa parte dos problemas podem ser evitados com uma checagem no manual", diz o mecânico Marcos Lotta, da oficina Planalto.
No livro há orientações sobre prazos de troca de óleo do motor, de componentes da suspensão, motor, sistema elétrico etc.
"O motorista, com uma simples parada em um posto de gasolina, pode checar a água do radiador, pressão dos pneus, nível do óleo do motor e condição de uso dos filtros."
Com a chegada do frio, o sistema elétrico do veículo também merece maiores cuidados -as partidas, em baixas temperaturas, exigem maior esforço da bateria.
"Uma dica é ficar atento a fugas de corrente elétrica, que acabam descarregando a bateria. E, ainda, nunca esquecer ligados faróis e luzes internas", aconselha Akira Bando, do auto-elétrico Akira.

Texto Anterior: Hyundai traz novos sedã e perua Elantra
Próximo Texto: Veja como conservar o carro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.