São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 1997
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'Gourmet Show' atrai pequeno produtor

DA REPORTAGEM LOCAL

A 13ª Fispal (Feira Internacional da Alimentação), que começa hoje em São Paulo, abre oportunidades de negócios para pequenos e médios produtores rurais e empresas de alimentos no 1º Gourmet Show.
Pereira afirma que o evento gastronômico deve movimentar cerca de US$ 300 mil. As duas feiras, que acontecem no complexo de exposições do Anhembi, terminam na próxima sexta-feira.
"O segmento alimentício mudou. Cada hotel ou restaurante têm seus padrões de qualidade, suas especificações. Isso abre novas oportunidades para pequenas e médias empresas do ramo agroalimentar", diz Pereira.
Expansão
"Queremos expandir nossos negócios fora de São Paulo", diz José Roberto Martins, sócio-proprietário da Frutamil, empresa que processa poupa e frutas congeladas.
A empresa comercializa cerca de 60 t/mês de frutas para restaurantes e fast food de São Paulo.
"A feira é uma oportunidade para levarmos nossos produtos para outras regiões", afirma.
Além de fornecer figo para hotéis e restaurantes, a empresa exporta a fruta para a Europa.
A F. Calusne, segundo a sócia-proprietária Conceição Calusne, produz também aspargo.
"No Brasil, o aspargo é produzido em um pequeno período. Temos interesse em importar o alimento, que é produzido em outras épocas do ano. A feira será uma oportunidade para esse negócio."
A Verdureira Comércio de Alimentos Ltda, de São Paulo, irá mostrar no 1º Gourmet Show a insalata prima, uma salada pronta para o consumo.
Comum na Europa e nos EUA, esse tipo de produto dispensa o consumidor do trabalho de lavar e escolher verduras, segundo Sarita Moyses, sócia-proprietária da empresa.
"Os alimentos passam por uma higienização e sua conservação se deve a um processo conhecido por atmosfera modificada. As saladas ficam fresquinhas e são conservadas por um maior período graças a esse processo e à refrigeração."
Na opinião de Laurent Suaudeau, presidente da Abag (Associação Brasileira da Alta Gastronomia), é crescente o número de restaurantes que procuram pequenos produtores de alimentos.
"Muitas vezes, o pequeno produtor consegue fornecer um alimento muito mais sadio que os das grandes empresas. Está na hora de darmos credibilidade a eles", diz.

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