São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 1997 |
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'Gourmet Show' atrai pequeno produtor
DA REPORTAGEM LOCAL A 13ª Fispal (Feira Internacional da Alimentação), que começa hoje em São Paulo, abre oportunidades de negócios para pequenos e médios produtores rurais e empresas de alimentos no 1º Gourmet Show.Pereira afirma que o evento gastronômico deve movimentar cerca de US$ 300 mil. As duas feiras, que acontecem no complexo de exposições do Anhembi, terminam na próxima sexta-feira. "O segmento alimentício mudou. Cada hotel ou restaurante têm seus padrões de qualidade, suas especificações. Isso abre novas oportunidades para pequenas e médias empresas do ramo agroalimentar", diz Pereira. Expansão "Queremos expandir nossos negócios fora de São Paulo", diz José Roberto Martins, sócio-proprietário da Frutamil, empresa que processa poupa e frutas congeladas. A empresa comercializa cerca de 60 t/mês de frutas para restaurantes e fast food de São Paulo. "A feira é uma oportunidade para levarmos nossos produtos para outras regiões", afirma. Além de fornecer figo para hotéis e restaurantes, a empresa exporta a fruta para a Europa. A F. Calusne, segundo a sócia-proprietária Conceição Calusne, produz também aspargo. "No Brasil, o aspargo é produzido em um pequeno período. Temos interesse em importar o alimento, que é produzido em outras épocas do ano. A feira será uma oportunidade para esse negócio." A Verdureira Comércio de Alimentos Ltda, de São Paulo, irá mostrar no 1º Gourmet Show a insalata prima, uma salada pronta para o consumo. Comum na Europa e nos EUA, esse tipo de produto dispensa o consumidor do trabalho de lavar e escolher verduras, segundo Sarita Moyses, sócia-proprietária da empresa. "Os alimentos passam por uma higienização e sua conservação se deve a um processo conhecido por atmosfera modificada. As saladas ficam fresquinhas e são conservadas por um maior período graças a esse processo e à refrigeração." Na opinião de Laurent Suaudeau, presidente da Abag (Associação Brasileira da Alta Gastronomia), é crescente o número de restaurantes que procuram pequenos produtores de alimentos. "Muitas vezes, o pequeno produtor consegue fornecer um alimento muito mais sadio que os das grandes empresas. Está na hora de darmos credibilidade a eles", diz. Texto Anterior: Chuvas recuperam reserva hídrica dos solos paulistas Próximo Texto: Fispal espera faturar US$ 3 bi Índice |
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