São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resultado faz do tenista o 15º do mundo

DE PARIS

Gustavo Kuerten se tornou o 15º melhor tenista do mundo depois de ter vencido o torneio de Roland Garros, anteontem, na França.
A posição é a melhor já obtida por um tenista brasileiro no ranking da ATP (Associação de Tenistas Profissionais). Ele superou o desempenho de Thomas Koch, que havia chegado à 24ª posição entre os melhores do circuito internacional nos anos 70.
Antes do Aberto da França, Kuerten era o 66º do mundo.
Com a nova classificação, o brasileiro se tornou um dos integrantes do time de elite do tênis internacional, composto pelos 16 melhores do mundo.
Esse seleto clube inclui dois derrotados por ele em Roland Garros -o russo Ievgeny Kafelnikov, o número seis do mundo (era o terceiro até a semana passada), e o austríaco Thomas Muster, atual quarto no ranking mundial.
O primeiro é o norte-americano Pete Sampras. A classificação é feita pela ATP com base no desempenho dos tenistas e do grau de dificuldade dos torneios.
No caso de Kuerten, ele venceu pelo menos dois dos melhores tenistas do mundo e ganhou um título de um torneio de Grand Slam -os mais competitivos e de maior premiação. Anteontem, Kuerten recebeu prêmio de US$ 740 mil.
Além de Roland Garros, fazem parte do Grand Slam Wimbledon, na Inglaterra, e os abertos da Austrália e dos Estados Unidos.
Para Larri Passos, treinador de Kuerten, o tenista estava pronto para vencer e chegar à elite do esporte. "Desde o ano passado, eu digo isso a ele. O mais importante é acreditar", afirmou.
Esta foi a segunda vez que Kuerten participou de um torneio de Grand Slam. A primeira foi em Roland Garros, no ano passado, quando acabou eliminado na primeira rodada.
Neste ano, ele ainda participará de Wimbledom, um dos mais tradicionais do circuito. O fato é inédito em sua carreira porque ele não tem experiência em quadras de grama, como as de Wimbledon, por ter sempre jogado nas de saibro, como as de Roland Garros.
Antes de Wimbledon (23 de junho a 6 de julho), Kuerten vai jogar em Nottingham (Inglaterra), entre 16 e 22 de junho, que também é disputado sobre grama.

Texto Anterior: Argentino é oponente no primeiro confronto pós-título
Próximo Texto: O ranking da semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.