São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dança ocupa agora o palco de "Babel"

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Começa a programação de dança dentro de "Babel", evento multimídia organizado pelo Sesc que termina neste domingo. As apresentações acontecem num antigo posto de gasolina no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, com entrada gratuita (leia programação abaixo).
O "Anti-Homem", que Marcelo Gabriel estreou anteontem, confirma o potencial e a disposição deste jovem coreógrafo mineiro em revelar abordagens inusitadas do movimento e do espaço cênico.
Escapando a rótulos, Gabriel vem produzindo espetáculos híbridos, que fazem da dança, do teatro e da performance as vias de acesso para um evento cênico essencialmente experimental.
Num processo de negação de padrões, Gabriel se vale de uma coleção de procedimentos para tentar mostrar o avesso de um espetáculo de dança, que em "O Anti-Homem" toma como referência-símbolo "O Lago dos Cisnes", o mais popular dos balés clássicos.
Em uma atordoante sucessão de cenas, Gabriel dança com pernas e braços amarrados, num pas-de-deux ao lado de um rapaz de cuecas. Em outro momento, surge de olhos vendados, para voluntariamente perder a noção de limite espacial e se misturar à platéia.
Ao som de uma gravação alterada da música de Tchaikovsky para "O Lago", se debate entre painéis que vão comprimindo seu corpo. Também não escapa a idolatria do público pelas estrelas do balé, rejeitadas quando Gabriel manda os espectadores voltarem para casa.
Solista talentoso, Gabriel possui auto-suficiência para dominar a cena. As inquietações de seus espetáculos também assinalam um criador capaz de introduzir códigos próprios na dança contemporânea.
No entanto, a proposta contestatória de Gabriel, que o aproxima do teatro da crueldade de Artaud, ainda precisa saltar da negação para a transformação, ou seja, uma linguagem que não confunda o coreógrafo com um garoto mal-comportado, mas que lhe conceda o status de artista pleno e realmente inovador.

Texto Anterior: A beleza e o prato pronto
Próximo Texto: A programação de hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.