São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confronto de rivais mata cinco no Rio

Polícia matou uma das vítimas, que teria reagido

DA SUCURSAL DO RIO

Uma disputa entre rivais do tráfico de drogas no morro do Fubá, em Campinho (zona norte do Rio), combatida ontem por policiais civis e militares, provocou a morte de cinco homens.
Dois dos mortos podem não ter nenhuma ligação com o tráfico.
Moradores da vizinhança do morro ouviram tiros esparsos durante a madrugada.
Por volta das 6h45, começou um intenso tiroteio. Policiais do 9º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e da 28ª DP (Delegacia de Polícia) foram para a favela.
Cerca de 80 policiais participaram da operação. Quatro corpos, com perfurações de balas de escopeta e de fuzil, foram achados por policiais em acessos ao morro.
Um quinto homem teria morrido em confronto com policiais militares.
Segundo o comandante do 9º BPM, coronel Marcos Paes, os policiais militares "toparam" com Sergio Roberto de Almeida, 43, que estaria fugindo do morro, após um fracassado embate com integrantes de um grupo rival.
'Trabalhador'
Paes disse que Almeida carregava uma pistola 9 mm e reagiu, sendo morto pelos PMs.
A morte de Almeida, porém, começou a ser investigada ontem por policiais da 28ª DP, pois duas senhoras disseram que ele era trabalhador e religioso.
Outro morador da favela, conhecido por vizinhos como "Vagaroso", teria sido morto porque presenciou, ao sair para trabalhar, a "desova" de dois corpos de supostos traficantes.
O corpo de "Vagaroso", com vários tiros nas costas, foi encontrado junto de dois corpos de homens com as mãos amarradas e tiros na cabeça.
Os dois teriam sido executados por rivais do tráfico de drogas.
Pela manhã, um rapaz foi detido para averiguações.
À tarde, houve novo tiroteio no Fubá, entre policiais e traficantes, mas ninguém ficou ferido ou morto.
A disputa pelo tráfico de drogas no Fubá envolveria as facções rivais do crime Comando Vermelho e Terceiro Comando.
O suposto traficante conhecido como Carlinhos do Fubá estaria tentando retomar o controle do tráfico na favela.
Segundo o coronel Paes, Carlinhos do Fubá, que seria do Terceiro Comando, foi preso ano passado. Com sua prisão, integrantes do Comando Vermelho, liderados por Paulo César Machado, o "Mutante", teriam invadido o Fubá.
Mutante estaria sendo apoiado por traficantes do Comando Vermelho que atuam em outras favelas do Rio, como a do morro da Mangueira (zona norte) e a da Vila Aliança (zona oeste).
Ontem de madrugada, homens do suposto traficante Carlinhos do Fubá teriam tentado retomar os pontos-de-venda de drogas no morro.

Texto Anterior: Família de estudante morto recebe ameaça
Próximo Texto: Feridos em explosão querem ajuda rápida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.