São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 1997
Texto Anterior | Índice

Cade manda Brahma e Miller se separarem

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) determinou ontem que a associação entre a Brahma e a cervejaria norte-americana Miller Brewing seja desfeita em dois anos.
O prazo começará a ser contado a partir da publicação da decisão no "Diário Oficial" da União. De acordo com o contrato de associação, firmado em setembro de 1995, a joint venture deveria se manter até 2010.
Ambas as empresas terão ainda prazo de 60 dias para retirar do contrato de associação cláusulas que definam proporções entre os preços praticados para as cervejas Brahma e Miller.
A decisão final foi tomada com base no parecer do relator do caso, conselheiro Renault de Freitas Castro.
Segundo Pedro Dutra, advogado da Brahma, a empresa deverá entrar com recurso na Justiça ou no próprio Cade. Ele argumentou que há contradições no parecer.
O relator argumentou que a Miller -segunda maior cervejaria dos EUA e terceira no mundo- entrou no mercado brasileiro da maneira mais fácil possível e não contribuiu para o aumento da concorrência neste mercado.
Ou seja, realizou investimentos bem menores do que faria se entrasse sozinha no mercado brasileiro.
Isso porque a empresa norte-americana tem como objetivo usufruir da escala da linha de produção e da rede de distribuição já estabelecidas pela Brahma.

Texto Anterior: Petrobrás lidera a lista das maiores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.