São Paulo, domingo, 15 de junho de 1997
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Megalivraria expõe dispersão de preços de clássicos

DA REPORTAGEM LOCAL

As megalivrarias chegaram ao Brasil e, com elas, a possibilidade de economizar, mais facilmente, na compra de livros.
Motivo: essas lojas costumam reunir catálogos completos de editoras e não apenas alguns títulos, como acontece nas livrarias menores.
Assim, o que antes exigia uma pesquisa em vários locais para tentar encontrar um livro em edição mais barata, pode ser feito agora com um simples passeio pelas prateleiras e com a leitura atenta das informações contidas no livro.
"Na hora de comprar, é preciso analisar o preço, a qualidade da tradução e as informações diferenciadas que o exemplar traz", diz Fernando Paixão, editor de literatura juvenil e adulta da Ática.
Explica-se: nem sempre uma edição tem a mesma qualidade de encadernação que a outra. Algumas não trazem o texto completo e outras têm letras menores.
Mas não é o que acontece, por exemplo, com "Alves & Cia", de Eça de Queiroz. Na Ática Shopping, encontram-se lado a lado uma edição por R$ 5,50, da Ediouro, e outra por R$ 12, da Imago. Os livros, bastante semelhantes, têm diferença de preço de 118,2%.
Nem sempre, no entanto, a possibilidade de estoque maior significa que o livro estará na estante.
Na lista do computador da Saraiva Mega Store disponível aos clientes, há cinco edições diferentes de "O Príncipe", de Nicolau Maquiavel. Mas só duas estavam na prateleira na semana passada. As demais precisam ser encomendadas porque o livro está esgotado no estoque da livraria.
Direitos autorais
Vários fatores ajudam a explicar a variação de preços dos livros considerados clássicos e já publicados por várias editoras.
Um deles é que, passados 60 anos da morte do autor, o livro entra em domínio público.
Isso significa que ele pode ser publicado sem o pagamento de direitos autorais ao escritor ou aos seus herdeiros.
Um dos recentes escritores brasileiros a entrar em domínio público foi Antônio de Alcântara Machado, autor de "Brás, Bexiga e Barra Funda".
Nas livrarias, há duas edições do livro -da Nova Alexandria e da Vila Rica. O preço é o mesmo (R$ 7,00), mas uma das edições tem melhor acabamento e impressão. Na prateleira, uma está exposta ao lado da outra.
Segundo Paixão, o próximo importante autor brasileiro a entrar em domínio público será Mário de Andrade, morto em 1945.

Onde encontrar - Ática Shopping, av. Pedroso de Morais, 858, tel. (011) 867-0022; Cultura, av. Paulista, 2.073, tel. (011) 285-4033 e Saraiva Mega Store, av. Rebouças, 2.970, 1º piso do shoppping Eldorado, tel. (011) 816-8372.

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