São Paulo, domingo, 15 de junho de 1997
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Beleza ajuda a vender e a ganhar

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Perfil
.Boa aparência
.Boa dicção
.Comunicabilidade
.Disposição
.Simpatia
.Ter mais de 18 anos
.2º grau completo, no mínimo
Beleza e simpatia não vendem, mas que ajudam, ajudam. Elas fazem com que se preste muito mais atenção naquilo que as promotoras de vendas têm a dizer e a oferecer.
Demonstrar produtos, fazer balcões de degustação ou distribuir amostras em bares, escolas, shoppings, restaurantes e supermercados pode render cerca de R$ 600 por mês, além de ajuda de custo (alimentação e transporte).
Trabalhar como promotora não é nada fácil. É preciso estar sempre sorrindo, falar sobre as qualidades dos produtos e ficar cerca de oito horas diárias trabalhando em pé.
"Para dar certo, tem de ter ligação com o público", diz Afonso Durand, 48, diretor de marketing da HVA Promoções, agência que recruta promotoras de vendas.
A candidata precisa, além de fluência verbal, saber abordar as pessoas, sem ser inconveniente. "Dependendo do produto e do local em que será feita a divulgação, o cliente exige que as meninas também sejam muito bonitas."
A frequência de trabalho oscila entre um dia e três meses. Geralmente, as candidatas são chamadas para trabalhos próximos ao local em que moram. O cachê de um dia pode chegar a R$ 80. O mensal varia de R$ 400 a R$ 700.
A Bullet Promoções, agência que recruta nas principais capitais, faz seleções todas as semanas. Dependendo do perfil, a novata pode ser chamada em menos de um mês.
Foi exatamente o que aconteceu com a universitária Elaine Nascimento, 23. Ela foi chamada para o primeiro trabalho uma semana depois de preencher a ficha.
Além de ser uma função dinâmica, Elaine ressalta a remuneração: "Não ganho menos de R$ 1.000 por mês. Quando começar a trabalhar na minha área, matemática, vou demorar para receber isso".

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