São Paulo, terça-feira, 17 de junho de 1997 |
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Transporte público deixa inflação para trás
DA REPORTAGEM LOCAL A exemplo da passagem dos ônibus municipais, a tarifa do transporte público gerenciado pelo governo do Estado também vai sofrer aumentos acima da inflação dos últimos 12 meses.Entre maio de 1996 e maio de 1997, a inflação foi de 7,07%, segundo a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). O bilhete unitário do metrô, porém, vai subir mais, 25%. Os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vão ter o mesmo aumento, passando a custar R$ 1,25 no sistemas oeste e sul. Nos sistemas noroeste, sudeste e leste, a passagem do trem da CPTM deverá custar R$ 1,00 (valor que ainda não foi confirmado oficialmente pelo governo). A passagem dos ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) vai passar de R$ 0,80 para R$ 0,90. Ou seja, um aumento de 12,5%. No dia 7 de junho, a Prefeitura de São Paulo já havia aumentado os ônibus acima da inflação. A tarifa sofreu um aumento de 12,5%, subindo de R$ 0,80 para R$ 0,90. Os motoristas e cobradores de ônibus receberam, entretanto, um reajuste salarial de 8%, valor definido pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho). Salário O aumento da tarifa do metrô é superior ao reajuste salarial dado pelo governo do Estado aos metroviários (operadores, seguranças e funcionários do setor de manutenção) no mês passado. A categoria recebeu 9% de aumento. No ano passado, a tarifa do metrô já havia sofrido aumento superior à inflação. A passagem tinha aumentado 25%, quase seis pontos percentuais acima da inflação, que, entre junho de 1995 e junho de 1996, tinha sido de 19,29%. Desde julho de 1994, a passagem do metrô subiu 88,66%, enquanto a inflação do período foi de 64,61%. No mesmo período, a tarifa dos ônibus da cidade de São Paulo (transporte gerenciado pela Prefeitura de São Paulo) subiu 91,89%. O aumento médio na passagem de todos os meios de transporte público de São Paulo, entre julho de 1994 e maio de 1997, foi de 92,03%. 2,5 milhões de passageiros O metrô paulistano, com 43,6 quilômetros, transporta hoje cerca de 2,5 milhões de passageiros por dia, segundo a assessoria de imprensa da empresa. Há três linhas na cidade de São Paulo: linha 1-azul (Santana-Jabaquara), linha 2 verde (Paraíso-Consolação) e a linha 3-vermelha (Barra Funda-Itaquera). Duas novas estações estão em construção na linha 2 -Sumaré e Vila Madalena-, devendo ser entregues pelo governo do Estado em agosto de 1998. Texto Anterior: Menino 'voa' 40 metros Próximo Texto: Reajustes sustentam a inflação Índice |
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