São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitos protestam contra separatismo

Políticos querem consórcio

MARCUS BATISTA
DA REPORTAGEM LOCAL

Dezessete prefeitos do Vale do Ribeira entregam hoje ao governador de São Paulo, Mário Covas, um manifesto contrário ao movimento separatista e à criação do Estado de "São Paulo do Sul".
Os prefeitos admitem que a região atravessa crise econômica, mas dizem que "a proposta não faz sentido". "Seria loucura dividirmos a pobreza", afirmou o prefeito de Piraju, Maurício de Oliveira (PSDB). Apesar disso, os prefeitos acham que o movimento estimularia a formação de um consórcio, atraindo verbas para a região.
O movimento surgiu em 1990, mas foi retomado este ano por políticos e ambientalistas. "São Paulo do Sul" teria 55 cidades numa área igual a 16% do Estado.
Os separatistas alegam que a emancipação permitiria a remessa de recursos do governo federal, além de criar cargos nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O manifesto foi assinado pelos prefeitos das cidades de Piraju, Fartura, Taguaí, Tejupá, Águas de Santa Bárbara, Cerqueira César, Parapanema, Iaras, Sarutaiá, Arandu, Coronel Macedo, Avaré, Barão de Antonina, Itaporanga, Manduri, Taquarituba e Itaí.

Texto Anterior: Quarta vítima de vendaval 'ressuscita'
Próximo Texto: Chupa-cabra apavora interior de São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.