São Paulo, sábado, 21 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País poderá ter 70 comissões de bioética

DA REPORTAGEM LOCAL

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa está analisando o pedido de 70 instituições médicas que estão criando comissões de bioética. Nos anos passados, o número de pedidos não chegou a dez.
Diferente das comissões de ética médica -que existem em todos os hospitais para observar o código de ética-, a de bioética é formada por diferentes profissionais.
A preocupação crescente com a questão foi tema da 1ª Semana Internacional de Bioética de Londrina, realizada pela Santa Casa local e que termina hoje.
Com a criação da comissão de bioética da Santa Casa, já são duas as comissões atuando em Londrina. A primeira foi formada em abril passado pelo Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual da cidade.
A criação de comissões multidisciplinares para avaliar as pesquisas já é regra nos países desenvolvidos. "A tradição dizia que o médico era autônomo e decidia sozinho; hoje já não se pensa assim", disse a filósofa Elena Hugo, da Federação Porto-riquenha de Bioética. Na quarta-feira, Elena falou na mesa "A medicina numa sociedade justa", na qual participou também o jornalista da Folha, Aureliano Biancarelli.

Texto Anterior: Sarampo é a única doença sem controle
Próximo Texto: Perícia analisa equipamentos de hospital onde morreram 5
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.