São Paulo, sábado, 21 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festa marca chegada do verão na França

MARCIO AITH
DE PARIS

Como todo ano, acontece hoje na França a Festa da Música para celebrar a chegada do verão. Em diversas cidades, grupos de música saem às ruas fazendo shows, o que as transforma em verdadeiras pistas de dança.
As apresentações dos músicos acontecem paralelamente a uma programação oficial que, em Paris, ocorre no La Villette.
O ecletismo é a principal característica da Festa da Música. Instrumentistas de diversos tipos e lugares montam um mosaico de sons de origens variadas.
Um exemplo é o percussionista Toni M'Batchi e seus tambores africanos. Nascido no Congo, ele vive na França e tem na música um canal de evasão e de sociabilidade.
A Indonésia será representada por Sekar Wangi, que em javanês significa "flor muito perfumada". Esse é o nome atribuído a uma orquestra de gamelas que existe em Paris, composta por instrumentos forjados em bronze.
Trata-se de um "complexo" tocado por diversos músicos em que cada um cuida de uma parte. A partir da atuação individual, é criada uma harmonia.
(MA)

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Sérgio Cabral refaz trajetória pessoal de Pixinguinha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.