São Paulo, sábado, 21 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre russo vítima de acidente nuclear

É a 1ª vítima na ex-URSS desde 86

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Morreu ontem em um hospital de Moscou, vítima de um acidente com material radiativo, Alexander Zakharov, 42, pesquisador de armas nucleares. Na terça-feira, ele recebeu uma dose elevada de radiação no centro de pesquisas nucleares Arzamas-16, situado a 350 km a leste da capital russa.
Zakharov foi a primeira vítima fatal de acidente nuclear de que se tem notícia na ex-URSS desde o episódio de Tchernobil, na Ucrânia, em 1986. No dia do acidente, Zakharov ele foi levado de avião para a mesma clínica onde foram tratadas várias das vítimas daquele acidente.
O Ministério da Energia Atômica informou que a sala onde o acidente ocorreu foi lacrada para os investigadores do governo apurarem suas causas.
"Eles não querem que ninguém seja contaminado e, por isso, estão buscando meios para controlar a fonte de radiação", disse um porta-voz. O acesso a Arzamas-16 está fechado a estrangeiros. A cidade, cujo centro foi parcialmente esvaziado no dia do acidente, voltou ao normal na quarta-feira.

Texto Anterior: Mesut Yilmaz é indicado premiê turco
Próximo Texto: Filho de King acusa Lyndon Johnson de conspiração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.