São Paulo, domingo, 22 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clima não deve ajudar 1ª semana do rodízio

MARCOS PIVETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os meteorologistas prevêem que a primeira semana do rodízio terá tempo seco, céu claro e temperaturas não muito baixas.
Dificilmente choverá na cidade de São Paulo antes de quinta-feira, afirmam os meteorologistas. A falta de chuva deve piorar um pouco as condições de dispersão dos poluentes na atmosfera durante a primeira semana do rodízio.
Quando chove em São Paulo, a água "lava" a atmosfera, facilitando a dispersão dos poluentes.
"Até quarta-feira, o céu vai estar claro e não há possibilidade de chuva na capital", diz Marcelo Barbio Rosa, meteorologista do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Segundo Rosa, vai fazer frio no início da semana, mas a temperaturas mínima não será menor do que 10°C.
A Cetesb (agência ambiental paulista) trabalha com a hipótese de que amanhã não seja um bom dia para a dispersão de poluentes atmosféricos, mas não vê motivo para grandes preocupações.
Segundo Cláudio Alonso, gerente de qualidade ambiental da Cetesb, os níveis de poluição devem aumentar um pouco amanhã e é possível que ocorra uma inversão térmica (fenômeno climático que dificulta a circulação do ar e impede a dispersão dos poluentes).
"Mas não devemos decretar estado de alarme na segunda. Não deve chover, mas pode ventar, o que também ajuda a renovação do ar", diz Alonso.

Texto Anterior: Lotações esperam abocanhar 'sem-carro'
Próximo Texto: Atriz testa e aprova serviço de perueiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.