São Paulo, domingo, 22 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desmoralização

TELÊ SANTANA

Sou torcedor do Fluminense, mas achei errado a forma com que o clube voltou à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O time tinha que subir pelos seus próprios méritos.
Quem gosta de futebol não pode gostar de uma coisa dessas. Pela sua força, pela sua torcida, o Fluminense tinha que seguir o exemplo do Manchester United, da Inglaterra.
A equipe caiu para a segunda divisão, e a torcida passou a acompanhar ainda mais o time. A equipe voltou à primeira divisão e nos últimos anos é o melhor time inglês.
Estamos atravessando uma fase em que tudo está errado. Todas as coisas no país estão desmoralizadas. Nem em CPI eu acredito mais.
Deveríamos botar para fora -e não só no futebol- todas as pessoas ruins, quem quer que sejam. Mas, infelizmente, não há punição.
Tudo está desmoralizado. Agora, não vai cair mais ninguém. Os últimos colocados do Brasileiro deste ano não vão querer ser rebaixados, já que o Fluminense não foi.
*
Na Copa América, o Brasil, completo, não tem adversários. Os outros times estão muito mal. Quem já viu torneios sul-americanos no passado sabe que antes era muito mais difícil vencer. Até a Argentina e o Uruguai já não estão tão fortes.
Curiosamente, nas últimas partidas do Brasil, os jogadores que estiveram pior foram Ronaldinho e Romário. Ambos ficaram chateados e aborrecidos porque foram substituídos. Mas isso é algo que não pode acontecer.
O Zagallo tem todo o direito de trocar quem quiser, ainda mais se eles estiveram jogando mal. E acho que Ronaldinho e Romário não são tão melhores que os reservas. Ronaldinho chegou até a ser vaiado no último jogo.
*
Quero parabenizar o Vila Nova, que está fazendo excelente Campeonato Mineiro.
Há muito tempo que o time não ganha um título e, neste ano, desbancou o Atlético e pode ser campeão sobre o Cruzeiro hoje, em Belo Horizonte. O América, time em que trabalhei, fez contratações, como Pintado e Tupãzinho, mas foi à final.

E-mail: tele@wgserver.cyberland.com.br
O técnico Telê Santana, 65, escreve na Folha aos domingos

Texto Anterior: Bolívia diz ter melhor a cerveja do hemisfério
Próximo Texto: Na França, TV leva público ao estádio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.