São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Negritude Jr. é mais rock que Titãs

ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR
ESPECIAL PARA A FOLHA

A nova safra de bandas de pagode tem atitude muito mais rock and roll do que roqueiros de fachada, como Engenheiros do Hawaii ou Titãs.
Sinceridade e despretensão marcaram o que de melhor já existiu no rock. E essas duas qualidades existem de sobra no trabalho de grupos como Art Popular, ExaltaSamba, Katinguelê e Negritude Jr.
Claro, os que acompanham samba torcem o nariz para o chamado pagode mauricinho. Criticam o excesso de teclados, a diluição da cultura negra, as letras às vezes simplórias.
Pode até ser verdade, mas diante de toda pompa e pretensão, de toda a artificialidade de algo como o CD acústico dos Titãs, é mil vezes preferível escutar que um namoro "não era amor, era cilada".
Assim como Claudinho e Buchecha, os pagodeiros que hoje dominam as paradas têm mostrado um admirável ego no lugar. Em geral continuam morando nas quebradas de onde vieram, mantêm-se fiéis aos velhos manos e não saem por aí dando declaração pseudoantropológicas, nem fazendo pose de "o-fardo-da-miséria-humana-pesa-sobre-meus-ombros".
Vendo de fora, a impressão que se tem sobre um grupo com o Negritude Jr. é a de que eles fazem o som em que se ligam de verdade. Deram uma envernizada aqui, uma burilada ali, mas, no geral, samba é mesmo a deles.
Já analisando a trajetória dos Titãs (chato falar deles de novo, mas esse disco "unplugged" é de uma ruindade abismal, fica difícil fugir), vemos uma banda sempre tentando ser o que não é. Criados à base de musiquinha contemplativa caetânica, já se meteram a new wave, grunge, cabeça, punk e só agora, finalmente, abraçam claramente a MPB pretensiosa que os moldou.
*
E já que falamos em integridade, nada como lembrar de uma figura que dá aulas nessa área: Joe Strummer, vocal e guitarra da melhor banda de todos em tempos, o Clash.
Desde o final do grupo, Strummer optou pela contramão da indústria pop. Fez papéis em filmes alternativos e compôs algumas trilhas sonoras para o cinema independente inglês.
Em entrevista à revista norte-americana "GQ" de junho, Strummer rejeita furiosamente uma volta do Clash nos moldes da reunião dos Sex Pistols no ano passado.
E fuzila: "Fico preocupado. Acho que, de uma volta dessas, não sairia nada, a não ser a repetição de canções. Sabe, se você não é criativo, está morto".
Strummer mora com a família perto de Londres. Vive de direitos autorais e ocasionalmente produz artistas jovens.

Texto Anterior: Se intercâmbio fosse bom, gringo também faria
Próximo Texto: "Evergreen", Echo and the Bunnymen; "Black Session", Frank Black; "Contrasenso", Paulinho Moska
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.