São Paulo, terça-feira, 24 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congestionamento cai a 1 km na capital

DA REPORTAGEM LOCAL

No primeiro dia de rodízio, o trânsito em São Paulo apresentou níveis melhores que os registrados nas férias e em feriados.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), entre as 13h e as 14h, a cidade registrou apenas um quilômetro de congestionamento. A última vez que o nível de congestionamento foi tão baixo foi no dia 11 de janeiro deste ano, durante as férias escolares.
Até mesmo em feriados, como 21 de abril (Tiradentes) e 29 de maio (Corpus Christi), o trânsito foi mais "pesado" na cidade, com três quilômetros de congestionamento entre as 13h e as 14h.
Além do rodízio, a CET credita a melhoria do trânsito ontem à proximidade das férias escolares e à total ausência de acidentes.
"O índice foi melhor que a média dos meses de janeiro e julho. Além do rodízio, o fato de muitas escolas estarem em férias e outras em semana de prova ajudou a melhorar o trânsito", afirmou Luís Carlos Cunha, diretor de operações da CET.
Sem acidentes
Durante toda a tarde de ontem, também não houve nenhum desastre ou caminhão quebrado que atrapalhasse o trânsito na cidade.
No primeiro dia de rodízio do ano passado, 5 de agosto, o período que apresentou o menor nível de trânsito foi entre as 14h e as 15h, quando foram registrados 5 km de congestionamento.
"A expectativa é que o trânsito continue fluindo bem até agosto, quando os estudantes voltam às aulas", afirmou Cunha.
O único ponto de congestionamento registrado entre as 13h e as 14h de ontem foi na avenida 23 de Maio (centro), devido a um ônibus quebrado na pista centro-bairro.
Além desse "pico negativo", os congestionamentos não chegaram a dois dígitos entre as 11h e as 16h30 de ontem, quando o trânsito atingiu 10 km.
Pico
O pico do trânsito na manhã de ontem foi registrado às 8h, quando havia 53 km de congestionamento na cidade, segundo a CET.
Esse número é semelhante ao registrado na segunda-feira passada, quando houve 59 km de congestionamento no mesmo horário.
A CET acha que o trânsito não melhorou muito nas primeiras horas da manhã porque muitos motoristas saíram mais cedo de casa para escapar do rodízio, que começa a multar às 8h.
O primeiro dia do rodízio no ano passado, 5 de agosto, teve um trânsito bem melhor pela manhã. O pico, às 8h30, foi de 42,4 km.
Já o pico de trânsito à tarde, 44 km às 18h30, foi menor que o do primeiro dia de rodízio do ano passado, 65 km às 19h.
Na segunda passada, o pico da tarde foi de 104 km às 19h30.

Texto Anterior: Falta de vento favorece piora
Próximo Texto: Cisne branco, cisne branco em noite apagada...
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.