São Paulo, terça-feira, 24 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Militares bolivianos admitem que Che está enterrado no país

Cubanos e argentinos realizam escavações na região apontada

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As Forças Armadas da Bolívia admitiram ontem pela primeira vez que o cadáver do guerrilheiro argentino Ernesto Guevara, o Che, foi enterrado na área de Vallegrande, região central do país.
"De acordo com as informações que temos, o cadáver de Guevara foi enterrado em Vallegrande", afirmou o general Ernán Aguilera, chefe das Forças Armadas.
Os militares bolivianos, que mataram o guerrilheiro argentino em 1967, haviam se mantido até ontem afastados das especulações sobre o paradeiro do corpo.
Aguilera, porém, disse que as Forças Armadas não sabem a localização exata em que foi enterrado Guevara. Segundo o general, das três pessoas que participaram do enterro, duas morreram, e a terceira não conseguiu reconhecer o local do sepultamento porque a topografia da região, sujeita a erosões, mudou muito.
As declarações dos militares acontecem em meio a buscas pelo cadáver de Che realizadas por cientistas cubanos e argentinos, com a ajuda do governo boliviano.
É a segunda vez que cientistas procuram os restos mortais de Guevara. Em dezembro de 1995, um grupo de pesquisadores realizou sem sucesso escavações na região de Vallegrande.
Oito anos depois de ter participado ao lado de Fidel Castro da vitoriosa revolução comunista em Cuba, o argentino Ernesto Che Guevara escolheu a Bolívia para lançar um nova onda revolucionária que, segundo achava, se espalharia por toda a América Latina.
Em 8 de outubro de 1967, porém, foi capturado e, em seguida, morto pelos militares. Foi enterrado no dia seguinte.

Texto Anterior: Oposição argentina promete protesto hoje
Próximo Texto: Ministro russo fica no cargo após escândalo; Itália vai julgar dois ex-primeiros-ministros; Bombas do Congo atingem ex-Zaire; Partido rechaça coalizão com governo turco; Grupo de rap francês é condenado de novo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.