São Paulo, sexta-feira, 27 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juiz é considerado conservador

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Pedro Maríngolo, 43, está há 14 anos na magistratura estadual e é considerado um juiz conservador.
No ano passado, por exemplo, ele indeferiu uma ação do Ministério Público de São Paulo que pretendia impedir o então candidato a prefeito, Celso Pitta, de usar em sua campanha eleitoral o trevo de quatro folhas -símbolo da administração de Paulo Maluf.
Mas a classificação de conservador não tem uma conotação político-partidária. Costumam ser considerados conservadores os juízes que tendem a ser legalistas no momento de decidir.
Progressistas
Dentro da magistratura, Maríngolo não tem qualquer relação com grupos mais progressistas, como a Associação Juízes Para a Democracia.
Antes de se tornar juiz, Maríngolo atuou sete anos como promotor no Ministério Público.
Atualmente, ele é dá aulas de direito processual penal na Universidade Mackenzie
Na 12ª Vara da Fazenda Pública, ele cuida de ações apresentadas contra o Estado e o município.
Entre outras decisões, ele condenou o Estado de São Paulo a pagar indenização à família de Adriana Caringe, morta por um atirador de elite da polícia.
Um dos casos de indenização provocados pela atuação da PM (Polícia Militar) na favela Naval, em Diadema, também está nas mãos de Maríngolo.
(CT)

Texto Anterior: FRASES
Próximo Texto: Advogados criticam a decisão da Justiça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.