São Paulo, sábado, 28 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Padilha ligou para Pelé para pedir desculpas por declaração

DANIELA FALCÃO; WILLIAM FRANÇA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, pediu desculpas ao ministro dos Esportes, Edson Arantes dos Nascimento, o Pelé, pelas declarações que havia dado na quinta-feira, quando comparou o ministro ao asfalto.
Durante seminário em Araçatuba, Padilha disse que "no Brasil existem dois pretos admirados. Um é o Pelé, o nosso rei de sempre. O outro é o rei asfalto".
Pelé, só soube das declarações feitas por Padilha ontem pela manhã. Ele está em Nova York visitando as filhas e recebeu um fax com a reportagem da Folha que traz as declarações de Padilha.
Segundo a assessoria de Pelé, Padilha ligou para ele ontem pela manhã e os dois conversaram por cerca de três minutos. Padilha pediu desculpas e disse que não teve intenção pejorativa ao comparar Pelé com o asfalto.
Padilha está no Chile. Segundo sua assessoria, tudo não passou de um mal-entendido, porque o ministro não teve a intenção de ser racista. "Ele foi mal-interpretado, seu avô é negro, o pai é mestiço. Ele comparou Pelé ao asfalto porque o brasileiro gosta e se orgulha dos dois", disse Paulo Félix, assessor do ministro dos Transportes.
Padilha ouviu a comparação na semana passada, em Santarém (PA). "As pessoas lá, que vivem isoladas pela floresta, disseram que o asfalto é um preto importante para elas. Tão importante quanto Pelé", afirmou Félix.
Na terça-feira, Padilha se encontra com o Grupo de Trabalho Interministerial de Valorização da População Negra, que reúne os principais líderes negros do país, para desfazer o mal-entendido.
O secretário Nacional de Direitos Humanos, José Gregori, disse que não acreditava nos comentários atribuídos ao ministro. "Estou esperando um desmentido. As declarações são inadmissíveis."
(DANIELA FALCÃO e WILLIAM FRANÇA)

Texto Anterior: Ministro pode ser processado por racismo
Próximo Texto: Quércia quer Sarney como candidato do PMDB em 98
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.