São Paulo, sábado, 28 de junho de 1997 |
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Venda em supermercado tem queda de 7%
MAURO ZAFALON
Omar Assaf, presidente da Associação Paulista de Supermercados, diz que o setor chegou a um gargalo. "Estamos em uma estabilidade econômica, mas com tendência de baixa", diz. As vendas deste mês estão deixando os donos de supermercados surpresos. Voltaram a cair fortemente e devem ficar 7% abaixo das registradas em maio. Na melhor das hipóteses, repetirão o mesmo comportamento das vendas de junho de 96. Na avaliação de Assaf, o consumidor está endividado e já faz contas na hora da compra. Os produtos considerados supérfluos são os primeiros a ser descartados. A situação atual preocupa não só os donos de redes de supermercados, mas também as indústrias. Assaf diz que é preciso rever perspectivas e projeções conforme o novo panorama do mercado. A queda nas vendas forçou algumas redes e indústrias a aumentar as promoções. A pesquisa do Datafolha confirma essa tendência. Nesta semana, os preços caíram, em média, 0,7% nos 18 supermercados pesquisados em São Paulo. As maiores quedas de preços ocorreram nos setores de derivados de leite e de higiene pessoal. A queda de preços do feijão também contribuiu para a redução média dos preços na semana. O recuo do produto, no entanto, se deve a um acerto de mercado. Os preços tinham subido muito devido às chuvas e agora, com oferta melhor, começam a cair. Nos hipermercados, após a aceleração de 1,23% na semana passada, os preços tiveram pouca alteração nesta (0,16%). Outra pesquisa do Datafolha, que inclui apenas alimentos básicos, registrou alta de 0,33% na semana. Já a pesquisa diária do Dieese/Procon sobre o custo da cesta básica mostrou que os preços recuaram 0,54% na semana nos supermercados. Essa pesquisa inclui produtos de higiene e de limpeza. Texto Anterior: Governo estuda a criação de um seguro agrícola privado Próximo Texto: Mais de mil marcas importadas estão sob análise Índice |
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