São Paulo, sábado, 28 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Passeata deve reunir 350 mil em Paris

MARTA AVANCINI
DE PARIS

Trezentas e cinquenta mil pessoas devem sair às ruas de Paris hoje para defender o respeito aos direitos dos homossexuais na França e na Europa.
A passeata, que pretende ser mais do que uma festa e sim um ato político, ocorre no dia em que se comemora o "gay pride", ou orgulho gay -em memória aos enfrentamentos entre a polícia e os homossexuais em Nova York, ocorridos em 69.
Diferentemente dos anos anteriores, em que a passeata se restringiu aos franceses, dessa vez ela deverá contar com simpatizantes e representantes da comunidade homossexual dos 15 países que compõem a União Européia.
Até a ministra do Meio Ambiente da França, Dominique Voynet, prometeu comparecer ao evento para mostrar sua solidariedade para com as causas homossexuais.
Mas, militância à parte, se a passeata de hoje for como as realizadas nos dois últimos anos, ela deve ser uma grande festa de rua.
Programação
A manifestação é o desfecho de uma ampla e diversificada programação que está acontecendo em todo o país há uma semana.
Ciclos de debates, mostras de cinema, festas, exposições, lançamentos de livros e até competições esportivas foram alguns dos eventos promovidos para trazer a público a cultura e as reivindicações dos homossexuais.
Na França, eles lutam para que os deputados aprovem, ainda neste ano, o contrato de união cívica e social.
Assembléia
O projeto foi apresentado na Assembléia Nacional, na última terça-feira, por uma deputado ligado aos ambientalistas.
Esse documento vai permitir o reconhecimento oficial dos casais cuja relação não é legalizada.
Esse reconhecimento acontecerá independentemente de serem homossexuais ou heterossexuais.
O lado político da manifestação também não deve ofuscar a megafesta que está programada para acontecer depois que a passeata terminar.
Depois de percorrerem o trecho entre a praça da República e o campo de Reuilly (leste de Paris), os manifestantes vão se reunir para um concerto.
Jimmy Somerville, Bonie M, Yvette Horner e Elli Medeiros são alguns dos que vão se apresentar entre outras surpresas prometidas pelos organizadores.
Terminado o concerto, haverá um "Gay Tea-Dance" que também está sendo chamada de "Noite-Maratona dos DJs".
Nesse evento é esperada a participação dos melhores DJs europeus. Ele está programado para terminar às 22h de amanhã.

Texto Anterior: Diretor de "Eva Peron" filma a vida de Che; Sinfônica de Campinas faz concerto em shopping; Goethe promove concurso para contos inéditos
Próximo Texto: Londres faz festival gratuito com 300 mil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.