São Paulo, terça-feira, 1 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fala de Tung é nacionalista

GILSON SCHWARTZ
DO ENVIADO ESPECIAL

A posse do novo executivo chefe da Região Administrativa Especial de Hong Kong, Tung Chee-hwa, foi marcada por discurso com fortes tons nacionalistas, bem ao gosto de Pequim.
Tung disse que se tratava de um dia especial porque depois de 156 anos de separação, China e Hong Kong "eram um só novamente", que isso é "motivo de orgulho", sobretudo porque a novidade está sendo anunciada a todo o mundo "em nossa língua".
Tung usou a palavra "nação" 12 vezes em seu discurso, sem contar as referências a patriotismo, honra e orgulho.
Ele fez um paralelo entre a história de Hong Kong e sua própria trajetória pessoal. Magnata hoje, ele quase foi à ruína. Pequim concedeu empréstimo de US$ 120 milhões à empresa de navegação da família.
No discurso, Tung lembrou que ele próprio já havia experimentado "a dor e a frustração do fracasso".
Tung fez ainda uma referência indireta às pretensões de expansão futura da China, dizendo que Hong Kong cumpria o papel de facilitar a "reunificação de toda a nação". Macau deverá ser reintegrada em 1999, mas as relações com Taiwan, por exemplo, continuam problemáticas.
(GS)

Texto Anterior: Conselho Legislativo provisório toma posse sob protesto dos democratas
Próximo Texto: Transição burocrática e financeira continua
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.