São Paulo, terça-feira, 1 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jiang realiza sonho de Deng

JAIME SPITZCOVSKY
DO ENVIADO ESPECIAL

Jiang Zemin se tornou ontem o primeiro presidente chinês a pisar em Hong Kong. Ele chegou num avião fretado da Air China, acompanhado pelo primeiro-ministro Li Peng e por Zhuo Lin, a viúva de Deng Xiaoping.
Jiang, no poder desde 1989, é o sucessor apontado por Deng, o patriarca das reformas pró-capitalismo deslanchadas em 1978.
O Boeing 747 aterrissou no aeroporto internacional de Kai Tak sob chuva. Vinha de Shenzhen, cidade que fica na fronteira com Hong Kong. Jiang Zemin foi recebido por Tung Chee-hwa, que mais tarde assumiria o posto de governador de Hong Kong, e o chanceler chinês, Qian Qichen (pronuncia-se "tchian tchitchen").
Jiang também acumula os cargos de secretário-geral do Partido Comunista e chefe da Comissão Central Militar, que coordena as Forças Armadas.
Deng Xiaoping, que morreu em fevereiro, havia dito que visitar Hong Kong era um de seus sonhos. Ele negociou a devolução do território no começo dos anos 80 com Margaret Thatcher, então primeira-ministra do Reino Unido.
(JS)

Texto Anterior: Iate leva príncipe e ex-governador
Próximo Texto: Blair e Patten vão a shopping
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.