São Paulo, sábado, 5 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alunos de particular já optam

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

Muitas escolas particulares de São Paulo já oferecem disciplinas optativas para atender às exigências específicas dos alunos.
O Colégio Bandeirantes (zona sul de SP) é uma delas. A partir do 2º ano do 2º grau, o aluno tem que escolher quais das três áreas (humanas, biomédicas ou exatas) pretende priorizar. Feita a opção, mais seis aulas relacionadas à área são obrigatórias.
Há três anos, o colégio decidiu mudar do 1º para o 2º ano a hora de o aluno fazer a escolha. "Achamos que deveríamos dar mais tempo para o aluno amadurecer e ser capaz de optar", diz Mauro Aguiar, diretor da escola.
O Oswald de Andrade (zona noroeste) é outra particular que também oferece "blocos" de disciplinas optativas e complementares aos estudantes de 2º grau.
Mas, em vez de um reforço de disciplinas do currículo tradicional, a escola oferece ensino de outras áreas, como meio ambiente, artes, informática, psicologia etc. No último ano do 2º grau, no entanto, o aluno tem que optar entre um "bloco vestibular" (reforço nas matérias do curso que vai prestar) e um bloco de formação humanística.
O Colégio Logos (região central) é outro que acha que as optativas têm que falar de assuntos complementares e não ser um reforço das disciplinas já existentes. "Fazemos isso há dez anos, e nosso objetivo é dar ao aluno novas experiências", afirma a diretora do 2º grau, Célia Sampaio.

Texto Anterior: Custo pode limitar mudança
Próximo Texto: Unesco vai adotar bolsa para famílias de estudantes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.