São Paulo, sábado, 5 de julho de 1997 |
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Escolha requer aluno maduro
LUCIA MARTINS
Segundo eles, o "amadurecimento" dos estudantes é fator essencial para que fiquem aptos a fazer escolhas e optar pelas disciplinas que pretendem estudar. "Muitas vezes com 18 anos, o aluno já está trabalhando e isso faz com que ele saiba identificar exatamente o que é importante aprender a mais", diz a diretora do 2º grau do Colégio Logos (região central de SP). A grande maioria das escolas particulares que oferece cursos optativos já identifica essa necessidade de amadurecimento dos alunos. Os colégios paulistanos Bandeirantes e Oswald de Andrade, por exemplo, deixam as mais importantes decisões para os últimos anos do 2º grau. "No primeiro ano, o aluno tem que se adaptar", diz Mauro Aguiar, do Bandeirantes. Para Artur Fonseca Filho, diretor do Grupo (associação que reúne cerca de 50 escolas particulares de SP), o amadurecimento do aluno é importante, mas a "escola não pode deixar o aluno fazer o que quiser". "Acho que as optativas não devem ser o principal. É bom que existam matérias complementares, mas o importante é melhorar o currículo básico." (LM) Texto Anterior: Bahia e MG já têm reforma Próximo Texto: MEC prevê fim do vestibular Índice |
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