São Paulo, sábado, 5 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aspectos legais

. Compete privativamente à União legislar sobre direito processual (Constituição Federal)

. É atribuição do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) estabelecer normas gerais e suplementares sobre processos em geral (Regimento Interno do TJSP)

. Os processos arquivados em primeira instância há mais de cinco anos deverão ser destruídos, para reduzir o alto custo de sua manutenção (Provimento 556/97 do Conselho Superior da Magistratura paulista)

. O aviso aos interessados publicado no "Diário Oficial", com antecedência de 30 dias, contém apenas o número dos processos a serem destruídos e as varas de origem. Não são publicados os nomes das partes, dos advogados, nem a natureza da ação (Provimento 556/97)

. É dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação (lei 8.159/91)

. São considerados permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados (lei 8.159)

. Ficará sujeito à responsabilidade penal, civil e administrativa, na forma da legislação en vigor, aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerado como de interesse público e social (lei 8.159)

Texto Anterior: TRT eliminou 700 mil casos
Próximo Texto: O Tribunal de Impostos e Taxas e a Justiça fiscal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.