São Paulo, sábado, 5 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comediante dirigiu curtas

DA REDAÇÃO

Contemporâneo de Charles Chaplin, o norte-americano Joseph Francis "Buster" Keaton (1896-1966) se estabeleceu como comediante na década de 20.
Combateu na Primeira Guerra Mundial e, de volta aos EUA, dirigiu 19 curtas-metragens entre 1920 e 23.
Em 1927, Keaton atuou naquela que é considerada sua obra-prima, o filme mudo "A General", também dirigido por ele.
Seu personagem cômico sóbrio foi uma revolução no cinema mudo por ter se contraposto à excessiva gesticulação dos pastelões da época.
A economia de expressões faciais do ator era compensada por uma habilidade ímpar em lidar com os objetos e coordenar os movimentos, fruto da carreira de acrobata iniciada aos três anos de idade.
Sua técnica visual não se adaptou bem ao cinema falado, e os fracassos de bilheteria fizeram Buster romper com os estúdios. Ficou esquecido do grande público por quase três décadas, até o lançamento da biografia filmada "A História de Buster Keaton", de 1957, com roteiro de Sidney Sheldon.
Na década de 60, Keaton foi resgatado. Seu mérito foi reconhecido em homenagem da Cinemateca Francesa, com a reexibição de "A General" em toda a Europa.

Texto Anterior: XPTO se inspira no humor de Buster Keaton
Próximo Texto: Trio para vozes e silêncio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.