São Paulo, sábado, 5 de julho de 1997
Texto Anterior | Índice

Reparos na estação espacial Mir são adiados em seis dias

Persiste falha no sistema de orientação da estação

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A estação espacial russa Mir continuava ontem com falhas no seu sistema de controle de orientação no espaço, disse ontem Daniel Goldin, administrador da Nasa (agência espacial dos EUA). Seus tripulantes precisaram continuar acionando os foguetes auxiliares para manter os painéis solares da estação direcionados para o Sol, a fim de repor a energia consumida pelos equipamentos que ainda funcionam.
Na Rússia, técnicos treinaram ontem com trajes espaciais em piscinas para simular as condições pelas quais cosmonautas e peças deverão passar durante os reparos a serem feitos no espaço.
A nave de carga Progress M-35 está com lançamento previsto para hoje à 1h11 (hora de Brasília). Ela leva equipamentos e peças para o conserto dos danos causados pela colisão na acoplagem de outro cargueiro com a Mir no último dia 25.
Previstos para 11 de julho, os reparos foram adiados para o dia 17 para que os cosmonautas se familiarizem com o material a ser recebido, segundo o Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia.
O uso dos propulsores para compensar a falha no sistema de orientação da nave russa tem preocupado especialistas de outros países por causa do consumo elevado de combustível. Anteontem, o vice-diretor do centro de controle, Viktor Blaguov, disse que a situação da Mir estava sob controle e que o defeito seria consertado no mesmo dia, o que não aconteceu.
O administrador da Nasa afirmou que a agência não enviará astronautas norte-americanos para a Mir enquanto não houver certeza de que as missões serão seguras e cientificamente produtivas.

Texto Anterior: Sonda Pathfinder chega a Marte e envia primeiras imagens à Terra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.