São Paulo, domingo, 6 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maluf lidera; Rossi e Covas estão em 2º

Ex-prefeito tem 30%; pedetista, 17% e tucano, 16%

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

A 15 meses da eleição do próximo ano para o governo de São Paulo, o ex-prefeito Paulo Maluf (PPB) tem 30% da preferência do eleitorado. A segunda posição é dividida entre Francisco Rossi (PDT), com 17%, e o governador Mário Covas (PSDB), com 16%.
Esse é o resultado de pesquisa realizada pelo Datafolha nos últimos dias 1º e 2 de julho, em 53 municípios de São Paulo. Foram propostos quatro cenários possíveis para a eleição de outubro de 98. Maluf lidera em todos eles.
No principal desses cenários, o Datafolha comparou o desempenho dos candidatos com pesquisa realizada em maio passado. Maluf passou de 21% para 30%, enquanto Rossi caiu de 24% para 17%. Covas oscilou de 15% para 16%.
O ex-governador Orestes Quércia (PMDB) oscilou de 13% para 8%. Nesse mesmo cenário, Romeu Tuma (PFL) oscilou de 9% para 7%, enquanto Antonio Palocci (PT) foi de 2% para 1%.
Campos Machado (PTB), que não teve seu nome incluído na pesquisa de maio, aparece em julho com 2%. Nos quatro cenários pesquisados, a preferência por Maluf varia de 27% a 30%.
Pior desempenho
O pior desempenho de Maluf ocorre quando Eduardo Suplicy é apresentado como candidato do PT. Nesse caso, Maluf tem 27%; Rossi, 18%; Covas, 12%; e Suplicy, 10%. O senador do PT tira votos de Maluf e de Covas.
Em relação a Covas, a avaliação repete o fraco desempenho do atual governador detectado em pesquisa Datafolha publicada domingo passado na Folha. No ranking de avaliação de 12 governadores, Covas é o décimo colocado -nota média de 5,1.
Maluf mantém um desempenho equilibrado independentemente da região pesquisada. No cenário em que ele obteve 30% das intenções de voto, atingiu 30% na Grande São Paulo e 29% no interior.
No caso de Covas, seu desempenho é melhor no interior (20%) do que na região metropolitana (13%). É o inverso do que ocorre com Rossi -21% na Grande São Paulo contra 13% no interior.
Outro detalhe é o bom desempenho de Covas entre o eleitorado de Maluf -32% dos que pretendem votar no ex-prefeito consideram o atual governador ótimo ou bom. No caso dos que prometem votar em Covas, 31% consideram seu governo ótimo ou bom.
Em todos os cenários pesquisados, haveria necessidade da realização de um segundo turno. Nesse caso, Maluf teria lugar garantido na disputa. A outra vaga seria disputada entre Rossi e Covas. É o cenário atual.
Falta ainda a definição do nome que concorrerá pelo PT. Na eleição de 94, o partido foi o terceiro mais votado para governador e apoiou Covas na disputa do segundo turno contra Rossi.

Texto Anterior: 'Horror econômico' ou 'torpor econômico'?
Próximo Texto: Achados mais três bebês na rua em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.