São Paulo, domingo, 6 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sabor caseiro

RITA LOBO

Caldos, fáceis de fazer, dão um toque especial aos pratos
Na culinária francesa boa parte do sucesso de sopas, molhos e cozidos depende dos caldos -que podem ser feitos à base de carne, aves, peixes ou vegetais. Além de fundamentais na cozinha, eles são extremamente fáceis de fazer. Mesmo assim, a maioria das pessoas acaba usando os quadradinhos comprados no supermercado.
Com as duas receitas que selecionei para hoje, um caldo de galinha e outro de vegetais, você vai descobrir que pode fazer um caldo delicioso enquanto lê o jornal ou arruma um pouco a casa. Sem tomar muito do seu tempo, eles darão aos seus pratos um sabor mais caseiro, portanto muito especial.

DICAS QUENTES
Os caldos feitos em casa duram na geladeira cerca de três dias. Se fervidos todos os dia, podem durar semanas. Congelados chegam a durar meses.
Sempre ferva o caldo antes de usá-lo.

RECEITA
Caldo de galinha
1 frango grande
3 cebolas pequenas descascadas
3 cravos
3 cenouras descascadas e aparadas
3 alhos poró
2 talos de salsão
6 dentes de alho descascados
4 talos de salsinha
2 ramos de tomilho
1 folha de louro
1 colher (chá) de sal
10 grãos de pimenta do reino
12 xícaras de água

Enxágue bem o frango por dentro e por fora. Pressione os cravos numa cebola e corte as outras duas em quatro partes. Corte as cenouras e os alhos poró em quatro pedaços. Amarre com um barbante de cozinha os alhos poró, os talos de salsão, a salsinha, o tomilho e a folha de louro.
Coloque todos os ingredientes numa panela grande, leve ao fogo alto até ferver. Reduza a temperatura e deixe cozinhar por uma hora, sempre retirando com uma escumadeira as "sujeirinhas e gordurinhas" que sobem à superfície.
Retire o frango que pode ser usado em outra receita. Continue cozinhando o caldo por mais uma hora e 30 minutos. Passe por uma peneira fina e deixe esfriar numa panela destampada.

Caldo rápido de vegetais
1 talo de salsão
2 cenouras pequenas, fatiadas ao meio
2 cebolas pequenas, cortadas em quatro
2 folhas de louro
12 grãos de pimenta-do-reino
1 raminho de salsinha
folhas de salsão
sal
850 ml de água fria

Coloque todos os ingredientes numa panela, tampe, deixe ferver e cozinhe por 30 minutos. Em seguida, passe por uma peneira, e o caldo está pronto para ser usado.

Texto Anterior: Batik: técnica milenar
Próximo Texto: A vez da Espanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.