São Paulo, domingo, 6 de julho de 1997
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Crianças ganham 'status' de consumidor

CLEBER MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

Crianças ganham status de consumidor
Já se foi o tempo em que as crianças eram só acompanhantes inconvenientes, dando trabalho e fazendo bagunça. Hoje, elas têm cardápio próprio, são alvo de promoções e, em muitos casos, decidem onde a família vai comer.
Essa é a realidade em boa parte das redes de franquia de alimentação. "A criança é um cliente preferencial", diz Silvia Almeida Prado, 35, diretora de marketing da Arby's. "Pesquisas da rede nos Estados Unidos apontaram que a decisão de sair geralmente é dos pais, mas as crianças escolhem o lugar."
Exagero ou não, o fato é que as redes estão prestando mais atenção aos "baixinhos". No fast food, a principal cartada tem sido a criação de kits com comida e brinde.
A Arby's é um exemplo. Desde 1993, quando desembarcou no país, a rede de rosbife adota o Combo Kids, um kit com sanduíche, batatas, refrigerante e uma máscara. "Também já oferecemos jogos e bonecos para montar."
Seguindo a mesma tendência, as redes de comida chinesa também adotaram cardápios especiais.
A Lig Lig, com 32 lojas de entrega em domicílio, lançou, em 1996, um prato infantil com batatas fritas, "nuggets" de frango e rolinho primavera (massa frita recheada com repolho e carne). "Vendemos 30 mil unidades em seis meses", conta Thomas Liu, 35, dono.
Segundo ele, a composição do prato ficou a cargo de crianças. "Reunimos 25 delas para uma sessão de degustação e vimos que os produtos preferidos são os que podem ser comidos com a mão."
A China in Box adota combinação similar à da Lig Lig, mas com "yakisoba" (macarrão) e carne com brócolis, item que deve sair em breve do kit. "Percebemos que muitos não gostam de verduras", diz Robinson Shiba, 29, dono.
Segundo ele, a estratégia adotada para conquistar o segmento inclui até anúncio em revistas em quadrinhos e em jornais de escolas.
Assim como as redes de comida chinesa, o Don Taco, restaurante mexicano de Brasília, tenta provar que até os cardápios típicos podem ser adaptados para crianças.
O restaurante lançou os "miniburritos" ("tortilhas" em tamanho menor). "Costumamos exibir desenhos do 'Ligeirinho' e do 'Pepe Legal' no vídeo", conta Paulo César Ferraz, 29, dono.
Além de adaptar o cardápio, a rede de comida árabe Habib's foi além. Para o universo de 15 milhões de consumidores infantis no país, criou personagens para jogos e histórias que acompanham o kit, que tem esfihas, quibe e suco.
Por isso, além das novidades do cardápio, desde o início do ano as novas lojas da rede estão sendo abertas com playground, na mesma linha do McDonald's, um dos pioneiros na adoção desses kits para crianças.

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