São Paulo, domingo, 6 de julho de 1997
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Grife da Xuxa opta pelas franquias

O Bicho Comeu está no mercado há 12 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

A Turma da Xuxa chegou ao reino das franquias. A grife de moda infantil O Bicho Comeu, que tem a apresentadora como garota-propaganda, está estreando na área de franchising.
Há um mês, a rede abriu a primeira franquia em Belém (PA), 12 anos após sua inauguração. "É só o começo", diz Álvaro Fiães Inácio, 48, sócio e cunhado da "rainha dos baixinhos".
Sua irmã, Solange Meneghel, 43, e o cunhado lançaram a grife em 1985, quando a apresentadora, então na Rede Manchete, não tinha revelado a "majestade".
Quando fazia o estilo "maria-chiquinha", chegou a vestir a grife no programa. Mas os sócios negam o rótulo de "fabricante de roupas da Xuxa". "A grife é vinculada à imagem dela, mas os modelos têm estilo próprio."
Eles admitem, porém, que a identificação com ela foi essencial para a rede. Hoje, são oito lojas e dezenas de revendedores.
"Com as franquias, queremos atingir as principais cidades." Uberaba (MG) e Goiânia (GO) estão no topo da lista. A rede não tem representação no Sul do país nem na cidade de São Paulo.
Para ter acesso à legião de "baixinhos", o franqueado precisa ter de R$ 40 mil a R$ 50 mil, incluída a taxa de franquia.
O principal alvo da marca são as meninas. Mais de 180 itens, entre roupas e acessórios, são oferecidos às pequenas consumidoras, que podem seguir à risca o estilo da apresentadora.
Solange, que coordena a criação das peças, diz que Xuxa, além de participar do marketing, de desfiles e de campanhas publicitárias, "também dá sugestões sobre as roupas".
A rede conta com até 120 funcionários, geralmente indiretos, na fabricação de uma coleção da marca. Negócio de gente grande.

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