São Paulo, domingo, 6 de julho de 1997
Texto Anterior | Índice

Caiu na rede é peixe

MARCELO MANSFIELD
ESPECIAL PARA A FOLHA

Aeroporto de Congonhas, 8h de uma chuvosa manhã. Você está feliz porque vai viajar, mas triste porque vai perder -e nunca mais vai poder ver- "Astros do Disco". Afinal, o programa da TV Record é ao vivo. Ah, esqueci de dizer: estamos no ano de 1965.
Sim, porque se fosse hoje, além de você poder deixar gravando no seu videocassete, em qualquer hotel que você se hospedasse a programação seria a mesma. Estamos na época das grandes redes, que dominam a programação em todo o país. Você não perde sua novela, seu noticiário ou seu filme porque são transmitidos nacionalmente no mesmo horário.
Aliás, literalmente no mesmo horário. Por causa disso, algumas colunas de TV só falam de pontos de Ibope, dizendo que novela de qual emissora bateu a concorrente naquele "mesmo horário".
Mas estamos em 65. Se você decidir ficar em São Paulo, vai assistir à sua novela Palmolive, e fechar a noite com o programa "Pinga Fogo".
Mas se estiver em Minas, por exemplo, poderá assistir ao "Show Diplomata", transmitido diretamente do Minas Tênis Clube pela TV Itacolomi, ou "Meu Amigo Violão". E, antes de dormir, que tal a "Segunda Sessão", na TV Alterosa?
Se seu destino é o velho e bom Rio de Janeiro, as atrações são internacionais: Trini Lopez e a infalível "La Bamba", Carmem Sevilha e a italiana Rita Pavone. Ou uma boa partida de futebol, no novíssimo TV Strauss preto e branco, que como a propaganda dizia, "tem uma imagem tão real que parece que você está no campo". Engraçado... apesar da imagem real, o gramado está cinza!
Sua próxima escala é Salvador? Tudo bem, pegue seu acarajé e vá para a frente da TV assistir a "Antigamente Era Assim" ou ouvir as últimas notícias sobre a tentativa de assassinato do radialista Cléo Meirelles, da TV Itapoan.
O acarajé não caiu bem? Que tal um chimarrão para rebater?
Em Porto Alegre, a TV Piratini apresenta "Grande Show Wallig", "Imagens da Espanha" e o show "Encontro com Lourdes Helena". Será que alguém assistiria a um programa cuja apresentadora tem dois primeiros nomes?
Já no Paraná, a pedida é ligar em "Enquanto Roda o Sucesso" ou "Na Ponta dos Pés", pelo Canal 6 de Curitiba. Já em Londrina, você distrai as crianças com o "Festival Infantil", da TV Coroados.
Já em plena rua, está o velho compadre com seu DKW Belcar para lhe dar carona, e para dizer que, no Ceará, a apresentadora Ayla Maria recebeu Cauby Peixoto e o "Fim de Semana na Taba" apresentou, entre vários nomes, Elza Soares e Garrincha.
Mas tudo que é bom acaba. Você desfaz as malas, atira-se na cadeira do papai e liga a TV: Randal Juliano está apresentando a próxima atração, Luciene Franco -na época, o grande sucesso na Paulicéia.

Texto Anterior: MTV explora natureza com câmera digital
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.