São Paulo, quarta-feira, 9 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuidado básico amplia vida de arquivos

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
DO UNIVERSO ONLINE

Gravar dados no disco rígido não é sinônimo de perpetuá-los. Mas uma manutenção preventiva simples pode lhes garantir uma vida feliz e longa.
Os dados são gravados no disco rígido por inversões do material magnético que recobre os pratos que compõem um disco rígido.
Essas inversões representam os "zeros" e "uns" que compõem a forma binária de trabalho dos computadores. Assim, gravar algo no disco seria como tirar uma "fotografia magnética" dos dados.
Por vários motivos, a confiabilidade da gravação pode diminuir. Alguns programas especiais (leia texto abaixo) podem identificar regiões suspeitas do disco e tentar mover arquivos que estejam ali gravados para outras confiáveis, marcando o ponto ruim para que não seja mais usado.
Desfragmentação
Outra praga que se abate sobre o disco é a fragmentação de arquivos. Ela acontece pela tentativa do sistema operacional de aproveitar cada espaço disponível no disco.
Isso se torna um problema quando o sistema aproveita espaços deixados por arquivos apagados.
Se o primeiro espaço encontrado não for grande o suficiente para o arquivo, o sistema tentará gravar o resto no próximo espaço vago e assim sucessivamente, até que todo o arquivo esteja gravado.
Isso diminui a performance do disco. O trabalho "extra" das cabeças de leitura e gravação também pode abreviar sua vida útil.
Programas como o "Norton Utilities" ou o "Scandisk" -integrante do "Windows 95"- acabam com o problema, reconstituindo todos os arquivos do disco rígido em um único segmento.
Desligando
Deve-se evitar cortar a energia para desligar o micro, o que pode "confundir" o sistema de arquivos do disco rígido, levando eventualmente à perda de alguns deles.
Desligar o equipamento antes de movimentá-lo é algo recomendado, pois as cabeças de leitura e gravação trabalham sobre os pratos do disco rígido. Se, por um tranco, algumas delas tocarem no prato, podem danificar irreparavelmente aquele ponto.
Por fim, a recomendação básica da segurança dos dados: realizar periodicamente cópias de segurança, os impopulares backups.
Além dos tradicionais disquetes, a indústria oferece discos óticos, unidades de fita e discos de grande capacidade (como ZIP Drive) para armazenar os dados.
Além disso, existem diversos programas no mercado criados especialmente para realizar essas cópias. É um procedimento cada vez mais rápido e simples, que pode recuperar semanas de trabalho depois de um cataclismo eletromagnético no disco.
(PFSJ)

Texto Anterior: Cenário musical; MTV Brasil na rede; Hong Kong virtual; AltaVista em português; Frank Zappa brasileiro; Dieta on line; Festa no céu
Próximo Texto: Software ajuda a arrumar disco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.