São Paulo, quarta-feira, 9 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa muda partição com dado

PartitionMagic" preserva informações

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
DO UNIVERSO ONLINE

O programa "PartitionMagic", da PowerQuest, realiza mudanças nas partições de um disco rígido mantendo os dados nelas gravados, algo que beira a bruxaria eletrônica.
Normalmente, para fazer mudanças nas partições, é necessário realizar a formatação de baixo nível do disco, processo essencialmente destrutivo.
No mundo Microsoft, essa tarefa é executada pelo comando fdisk, que prepara o terreno para a utilização do format.
Com o programa da PowerQuest, criar, eliminar, mover ou redimensionar as partições se resume a movimentar as barras de um gráfico.
Outro recurso extremamente bem-vindo do "PartitionMagic" é a capacidade de redimensionar o tamanho dos clusters (desde que permitido pelo sistema operacional), o que também é feito sem perda de dados.
Com a redução no tamanho dos clusters, é possível recuperar um espaço surpreendente que estava sendo desperdiçado pelo sistema operacional.
Nos testes realizados pela Folha, em um disco de 3,2 Gbytes, com um Gbyte originalmente livre, a redução do tamanho dos clusters de 32 kbytes para 4 kbytes "devolveu" aproximadamente 350 megabytes.
A versão avaliada -a 3.0- é compatível com os principais sistemas operacionais do mercado para o mundo PC, como todas as versões do "MS-DOS" e do "Windows" (inclusive o novo "OSR2"), "OS/2" e "Linux".
O programa também permite que se trabalhe com mais de um sistema operacional no mesmo disco.
Para a Fenasoft, está prometido o lançamento do programa traduzido para o português. O preço médio é R$ 85.
(PFSJ)

Onde encontrar - Benchmark: tel. (024) 237-2179

Texto Anterior: Pirata gera problemas
Próximo Texto: 'Windows 95' diminui espaço desperdiçado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.