São Paulo, quarta-feira, 9 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Austrália tem 'trilha de dinossauros'

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Milhares de pegadas de dinossauros foram descobertas na costa do noroeste da Austrália, disse ontem o paleontólogo Tony Thulborn, da Universidade de Queensland. Segundo ele, as marcas foram deixadas pelos antigos répteis entre 115 milhões e 120 milhões de anos atrás, no período geológico conhecido como Cretáceo.
Thulborn disse que as pegadas de dinossauros encontradas por sua equipe estão próximas à cidade costeira de Broome. Mas ele se recusou a revelar o local exato da descoberta, alegando temer atos de vandalismo e roubos que venham a prejudicar novos estudos. Em outubro de 1986, na mesma região, foram encontradas diversas pegadas de uma espécie de réptil que viveu há 130 milhões de anos.
Segundo o pesquisador, as pegadas encontradas, de comprimentos que variam de poucos centímetros a 1,70 metro, foram feitas por dinossauros bípedes herbívoros. Ele afirmou que foram achados dezenas de tipos diferentes de rastros.
Thulborn disse que a descoberta de sua equipe foi facilitada por ciclones recentes, que removeram os sedimentos que estavam sobre o que chamou de "trilha dos dinossauros".

Texto Anterior: Mir só recobrará 30% da energia perdida
Próximo Texto: Troca salvou filho de Saddam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.