São Paulo, sábado, 12 de julho de 1997 |
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Jato deve voltar a voar em dois meses
OTÁVIO CABRAL
A informação foi confirmada ontem pela TAM. Desde o dia do acidente, o avião está à disposição do Ministério da Aeronáutica, em um hangar no aeroporto de Congonhas (zona sudoeste de São Paulo), para passar por perícias. Segundo o tenente-coronel Juan Enrique Vergara Canto, chefe do 4º Serac (Serviço Regional de Aviação Civil), o avião deve ser liberado para a empresa até, no máximo, terça-feira. No dia seguinte à liberação, o avião deve começar a ser reformado no hangar da TAM, por mecânicos da empresa e técnicos holandeses da Fokker que virão ao Brasil especialmente para os reparos. Segundo a assessoria de imprensa da TAM, a reforma da aeronave tem previsão para durar entre 45 e 50 dias. As peças necessárias para o reparo já foram encomendadas à Fokker holandesa. Paulo Pompílio, assessor da presidência da TAM, afirmou que a reforma será relativamente rápida porque o avião não sofreu nenhum dano estrutural. Troca de peças Somente problemas na fuselagem da aeronave foram registrados por técnicos do Ministério da Aeronáutica. Apenas a troca das peças afetadas será suficiente para o avião voltar a decolar, segundo a TAM. Após a reforma, o avião deverá passar por uma série de testes na própria empresa e no Ministério da Aeronáutica. Os testes devem durar entre uma semana e dez dias. Se não apresentar nenhum problema, o avião estará autorizado a voltar a operar. O Fokker-100, de prefixo PT-WHK, foi fabricado no início de 1993. A TAM adquiriu o aparelho um ano após a fabricação. Antes disso, ele havia sido usado pela empresa Taba (Transportes Aéreos da Bacia Amazônica). A aeronave tem capacidade para 122 passageiros, motor Rolls-Royce e atinge a velocidade máxima de 845 km/h. Texto Anterior: Laudo deve sair em no máximo 90 dias Próximo Texto: Empresário pode ter chegado vivo ao chão; IML fará novos exames Índice |
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